13 de abril de 2010

Black is the new Black!

Pense em moda. Pense em fashion weeks, em estilistas mega famosos, e gente super phyna! Aposto que vocês pensaram diretamente em Milão, Paris, New York e Londres, não é mesmo? Apesar de não ser um país top of mind da moda, a Bélgica é super conhecida por “criar” estilistas com estilo totalmente próprio e irreverente, se comparado aos franceses, italianos e norte-americanos. A cidade de Antuérpia deve seu status de cidade da moda aos “Six d’Anvers”, seis estilistas graduados na Academia Real de Belas Artes no início dos anos 80, que alugaram um caminhão para mostrar suas criações, apropriando-se de espaços na semana de moda londrinha.

Até o dia 8 de agosto está aberta a exposição “Black. Masters of Black in Fashion and Costume”, algo como “Preto. Mestres do Preto na Moda e Figurinos”, uma retrospectiva da cor favorita na moda no Museu de Moda da Antuérpia, na Bélgica, obveyou!


Na história da moda, o preto passou diversas mensagens e significados, com laços intrínsecos à Antuérpia, cidade muito conhecida por tingir tecidos em preto nos séculos 16 e 17, sendo que tecidos tingidos dessa cor continuaram sendo um privilégio das famílias ricas até o século 19. A industrialização trouxe a cor às massas, culminando com a chegada do pretinho básico da Chanel. Traçando as raízes e os significados culturais da cor, a exposição mostra informações e referências, incluindo materiais, métodos de produção e texturas, tudo relacionado ao preto! Acho chique!
via cool hunting


Nenhum comentário: