11 de maio de 2010

Neon - Moda Insights



Eu estava sentada na fila do gargarejo, junto com o resto do pessoal da Imprensa, quando, a uma cadeira de distância, Dudu Bertholini e Rita Comparato sentam ao meu lado, esperando a sua vez de subir ao palco. Tensão! Não queridas leitoras e leitores, dessa vez ele não estava de saia! Usava um kaftan preto e dourado que ia até a metade da coxa, uma skinny e o cabelo bem puxado pra trás, como sempre. Rita estava chiquérrima com um macacão preto e um blazer amarelo, combinando com o estranho sapato de carpa (look que eu tenho a impressão de já ter visto ela usando), tudo claramente das últimas coleções de sua própria marca, a Neon.
A dupla foi ao Moda Insights contar a trajetória da marca, o que parecia significar que ia ser chato. Para a minha surpresa, e de muitos no auditório da Feevale, a palestra foi super dinâmica e não deixou ninguém bocejar por um só minuto, até porque, se o fizesse, ia perder o que o Dudu falava, porque OMG, ele fala rápido demais.
A marca começou como um hobby para os dois, e durante muito tempo eles conciliaram o trabalho da marca, fazendo pequenas coleções de peças únicas, com outros trabalhos Free Lancer. A primeira estampa exclusiva foi o salto da marca artesanal para industrial, e foi também quando a dupla viu que logo teriam que escolher entre seus trabalhos variados ou construir uma marca com identidade tão única quanto a Neon.

"Por que Neon? porque é um nome iluminado, aceso, curto, simples e direto, que é a moda que a gente faz" Dudu Bertholini.

Para a marca, estilo é muito mais importante que seguir a moda, as tendências. Em seus desfiles, nunca pediram atitudes robóticas para as modelos, preferiram sempre atuações dramáticas, em que incorporassem a roupa, demonstrando leveza e atitude.
As peças são todas criadas pelos dois, e o styling também. É na hora das vendas que Dudu vai para um lado, enquanto Rita vai para outro, cuidando de tudo que envolve o produto.
O desfile de Inverno 2005 é o preferido de Rita Comparato. Foi o primeiro a integrar o calendário da Fashion Week (antes eles procuravam brechas e produziam os próprios desfiles separadamente) e foi também o desfile que a Neon firmou a sua identidade étnica. As modelos giravam, batiam palmas, tudo como se fizessem parte de uma tribo.
A partir de uma pergunta da Professora Camila Brum, que mediava a palestra, Dudu confirmou a semelhança estética do estilo Neon com o Tropicalismo, dizendo que é uma comparação totalmente pertinente.

Adorei o Dudu, adorei a Rita, adorei o primeiro dia de Moda Insights!



Nenhum comentário: