13 de maio de 2010

Desenvolvimento de Produtos Ecossustentáveis - Moda Insights


Desde a sua fundação, a Maxitex trabalha com geração mínima de resíduos. Também desde 1993, a empresa buscou o reaproveitamento dos conicais, os cones de papelão que ficam no meio dos fios, recolhendo-os dos clientes, reformando-os e reutilizando-os em sua própria indústria.
Há alguns anos, a empresa também trabalha com a fabricação de fios advindos de fibra de garrafas Pet, onde de 25 a 27 garrafas equivalem a 1kg de fio. Imaginem quantos bueiros já deixaram de entupir em dias de chuva! Com esse trabalho, a Maritex já retirou 41 milhões de garrafas Pet usadas de circulação. Com esse tipo de fio, é possível confeccionar diversos tecidos. A primeira empresa a utilizar esse tecido foi a All-Star, fabricando um calçado totalmente ecossustentável. Sua lona externa era de Pet verde, fazendo com que o tecido ficasse esverdeado, o forro e os cadarços de Pet transparente, fazendo com que os tecidos ficassem na cor crua, e os ilhóses também foram fabricados a partir de garrafas Pet. O tecido fabricado do fio de Pet pode utilizado em um universo extremamente diverso, abrangendo calçados, bolsas, malharias e roupas de algodão e malha.
A empresa também produz tecido através de algodão reciclado, comprando quebra de produção e transformando em fibra - fio - tecido novamente. Esses tecidos são considerados eco-têxteis únicos, por serem feitos com uma variedade diferente de fibras a cada tecelagem. Os fios são fabricados com fibras longas, o que aumenta a durabilidade e qualidade do tecido.
Achei muito legal a palestra num sentido bem amplo. Não conheço nada de tecido e matérias-primas ecológicas, e acho que foi uma boa introdução pra mim. No entanto, acredito que o palestrante tenha deixado bastante a desejar quanto algumas perguntas que foram direcionadas a ele... Por exemplo, quando questionado à nomenclatura usada naquele material - ecossustentável - enquanto na verdade o processo parece apenas uma reciclagem, ele não soube entender o que estávamos indagando e como essa diferença se aplicava ao seu produto. Sendo assim, fiquei na dúvida se o problema está na empresa, que não sabe como definir o seu produto, ou no funcionário, mal preparado para o evento. Quem passou por lá, o que achou?

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