12 de maio de 2010

Diferencial Competitivo Gaúcho - Moda Insights



Depois de criar um post criticando as estratégias no mercado fashion gaúcho, Juliana Laguna, diretora da agência Laguna - Marketing & Moda, foi convidada a ministrar a palestra desse segundo dia de Moda Insights. A RP ressaltou o fato que as marcas, principalmente as gaúchas tem dificuldade no diferencial competitivo, e não conseguem comunicar-se devidamente com seu público consumidor. Para atingi-los, Juliana afirma que as estratégias de diferenciação só terão sucesso quando fizerem sentido para os próprios consumidores dessas marcas, e não para a concorrência. Assim, quando a marca descobre quem é, e passa isso para o consumidor, terá sucesso.
Para discutir o assunto, Helen Rödel - da marca Rödel LA - e os meninos da Vulgo Store, Antônio Torriani e Felipe Pedri, considerados por Juliana referências em diferencial estratégico no mercado do RS, foram convidados para participar da mesa.
A marca Rödel Latin America surgiu em 2007, com uma proposta de peças de tricô e crochet diferenciadas. Mas tinham o mesmo problema de todas as marcas novas: no verba! Assim, decidiram enviar 5 peças a 5 meninas diferentes em diferentes partes do mundo, escolhidas através do Flickr, pedindo apenas que retornassem 3 fotos vestindo as peças. E essa foi a primeira campanha da marca, que saiu na mídia como uma proposta inovadora e de puro sucesso! O segundo ensaio foi com último fotógrafo Lambe-Lambe da cidade, que trabalha na Praça XV de Porto Alegre, usando a máquina fabricada em 1885. O resultado? O editorial Journey to the East com fotos vintage lindas, com um diferencial incrível no resultado, e com um custo baixíssimo. O próximo passo veio inesperadamente, a partir de um convite para desfilar no Iceland Fashion Week, uma semana de moda na Islândia para novos designers. Lá, Helen aproveitou para fazer um ensaio fotográfico com modelos nativas, em cenários nativos, intitulado Ísland.


A Vulgo sempre se preocupou em como posicionar a marca. Criada em 2003, a Vulgo sempre teve um posicionamento claro quanto às suas idéias e conceitos, em diferenciar-se pelo intangível, em vender um lifestyle. Essa estratégia se firmou quando lançaram a sua pop up store, inédita em Porto Alegre, que depois, por causa do sucesso e aceitação, acabou se tornando sua flagship store. Para chamar a atenção de seu público, a marca usa a interatividade, as mídias sociais e a guerrilha urbana, e foram pioneiros no Estado usando essas ferramentas.
A partir destes cases, Juliana Laguna pode argumentar com fundamentos concretos o segredo do sucesso. A marca deve ser pensada como uma pessoa, quanto mais humanizada, mais próxima vai estar do consumidor.

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