28 de maio de 2010

Louis Vouitton sob censura (oi?)

Essa foto à direita, um anúncio da Louis Vouitton, foi censurada na Grã-Bretanha pela Advertising Standards Agency por ser considerada "enganosa". A imagem representa uma artesã confeccionando uma peça da griffe à mão, com a frase A costura com fio de linho e cera de abelha. Uma agulha, fio de linho, cera de abelha e uma paciência inifinita protege cada ponto da umidade e do passar do tempo. Poderiam dizer que a bolsa Louis Vouitton é uma coleção de detalhes. Mas com tanta atenção em cada uma, deveríamos chamá-los apenas de detalhes?
A ASA diz que o anúncio é enganoso porque leva o consumidor a acreditar que as bolsas da marca são feitas à mão por mulheres especiais, com cara de elfo (oi?) como parte de um ritual medieval (oi de novo?), enquanto as bolsas são feitas por máquinas e a produção é somente acompanhada por humanos normais funcionários.
Sou eu ou a ASA está meio louca? Ok, sabemos que as bolsas não são feitas uma a uma à mão por costureiras mágicas, e está claro que o anúncio nos leva a perceber a qualidade dos materiais e do produto final da marca. A mesma modelo correndo num campo florido com cabelos ao vento e uma Louis Vouitton na mão não seria mais verdadeiro!
Anúncios de moda são enganosos, é a sua natureza. Mas a gente gosta de imaginar que aquele mundo perfeito é possível, se não, que graça teria abrir uma Vogue e enxergar Naomi Campbell de Crocs, calça de moletom e um big ass (não que ela tenha um!!) comendo McDonalds.


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Um comentário:

Larissa disse...

Adorei esse post...Mto pertinente! Se tirarem isso da publicidade ela vai perder o poder de encantar, né? E não achei nada enganosa, somente adicionou uma "mágica" necessária a bolsas de 5 mil reais...