23 de julho de 2010

Sim, eu faço as minhas roupas.

Acho engraçada a reação das pessoas quando me perguntam onde eu comprei certo vestido. A surpresa quando digo "eu que fiz", principalmente daquelas que não são tão próximas a mim, é, no mínimo, intrigante. Será que é porque não tenho 60 anos, ou simplesmente porque a minha cara não é de quem costura ou modela? Ou talvez, e muito provavelmente, porque a costura seja vista como coisa de outro mundo pra maioria das pessoas. Apresente um molde à alguém (ou pior: esse molde cortado em tecido) e faça com que esse alguém acredite que isso pode virar uma peça de roupa! Claro, porque é só encaixar nos outros pedaços de pano, fechar as pences, fazer um colarinho e pronto! Virou uma camisa.
Àqueles que me perguntam como se arriscar na máquina de costura, sempre recomendo a Burda Costura Fácil, que vem com peças simples - mas não menos lindas - e explicam passo a passo como cortá-la e costurá-la. E quando eu digo passo a passo eu to falando super a verdade. Pra se ter uma idéia, na lista de materiais consta "linha de costura". Quer coisa mais óbvia? Aqui em Porto Alegre é meio difícil de encontrar essa versão da Burda, às vezes ela aparece perdida na Livraria Cultura, mas desaparece em poucos dias. Tem alguma coisa no site da Burda, moldes prontos que dá pra dar download no pattern em si e nas instruções. E daí agora encontrei essa opção aqui também:


São livros de instruções que ensinam tudinho também, aparentemente igual à Burda. Não tive em mãos ainda, então não tenho como comprovar o quão fácil pode ser fazer uma peça que eles recomendam, mas aparentemente parece bem explicadinho!




Pelo que eu futriquei, não entregam no Brasil, mas dá pra pegar umas dicas de costura nesse link.

2 comentários:

Geraldo Figueras disse...

Fazer a própria roupa é demais! Sugiro chutar a cara de quem achar isso estranho heeh

Beijo

enoí dagô disse...

simmmmm maravilha .. muito já fiz minhas roupas .. agora ando meio devagar nas lides de costura.. também adoro fazer tricô .. por aqui andei inventando umas bijuterias.. anéis e colares..minha mãe sempre dizia .. que molde que nada .. sentamos e cortamos (sempre fez isso no chão) .. se não der certo vamos lá e compramos mais meio metro de tecido.. ela fazia roupas lindas!!!